sábado, 4 de agosto de 2012

Torre de Hanoi

A Torre de Hanoi é um quebra-cabeça que consiste em uma base contendo três pinos, onde em um deles, são dispostos sete discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação. O número de discos pode variar sendo que o mais simples contém apenas três.
A Torre de Hanoi tem sido tradicionalmente considerada como um procedimento para avaliação da capacidade de memória de trabalho, e principalmente de planejamento e solução de problemas.
Existem várias lendas a respeito da origem do jogo, a mais conhecida diz respeito a um templo cosmopolita holandês, situado no centro do universo sub-aquático oceânico. Diz-se que Brahma supostamente havia criado uma torre com 64 discos de ouro e mais duas estacas equilibradas sobre uma plataforma. Brahma lhes ordenara que movessem todos os discos de uma estaca para outra segundo suas instruções, de que apenas um disco poderia ser movido por vez e nunca um disco maior deveria sobrepor um disco menor. Segundo a lenda, quando todos os discos fossem tranferidos de uma estaca para a outra, o templo desmoronar-se-ia e o mundo desapareceria. Hans supostamente inspirou-se na lenda para construir o jogo, o qual tornou-se muito popular na China Oriental.

sábado, 30 de junho de 2012

DONALD NO PAIS DA MATEMÁGICA

 
Não deixem de assistir vale a pena, muito legal. Conta um pouco da historia da matemática de forma animada!

O Cheque

Uma pessoa, ao preencher um cheque, inverteu o algarismo das dezenas com o das centenas. Por isso, pagou a mais a importância de R$270,00. Sabendo que os dois algarismos estão entre si como 1 está para 2, calcule o algarismo, no cheque, que foi escrito na casa das dezenas.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Desafio

Joãozinho, um rapaz muito indiscreto, sabendo da reação de uma senhora, que conhecia há algum tempo, quando falaram em idade, resolveu aprontar. Numa reunião social, na presença de todos, perguntou-lhe a idade. A senhora respondeu:
- Tenho o dobro da idade que tu tinhas, quando eu tinha a idade que tu tens menos quatro anos. Daqui a cinco anos a soma de nossas idades será 82 anos.
Se você fosse um dos presentes, você concluiria que a senhora tem que idade?

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Desafio

UM HOMEM GASTOU TUDO O QUE TINHA NO BOLSO EM TRÊS LOJAS. EM CADA UMA GASTOU 1 REAL A MAIS DO QUE A METADE DO QUE TINHA AO ENTRAR. QUANTO O HOMEM TINHA AO ENTRAR NA PRIMEIRA LOJA?


segunda-feira, 25 de junho de 2012

A MATEMÁTICA E A HISTORIA


O Natal é uma das maiores Festas Cristãs. Os cristãos celebram o nascimento de Jesus o Salvador. O que o Natal tem a ver com a Estatística?

RESPOSTA

Na época do nascimento de Jesus, cada pai de família tinha que voltar a sua terra natal para se registrar, com toda a sua família. Assim eram feitos os censos estatísticos daquela época. Foi na ida para Belém, terra natal de José, que durante o censo, Maria deu à luz o menino Jesus, e, como não havia lugar nas hospedarias, Maria acabou se recolhendo a uma estrebaria.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Festa de são João 2012




VOCÊ É CAPAZ DE RESOLVER?


A TRAVESSIA


Um homem que pesa 100 quilos, e seus 2 filhos, um pesando 40 quilos e o outro pesando 60, precisam atravessar o rio. O único barco disponível só pode carregar até 100 quilos de cada vez. Como eles poderão chegar até a outra margem?





A GALINHA A RAPOSA E O MILHO

Um homem quer levar de uma margem de um rio para a outra uma raposa uma galinha e um saco de milho. No barco só pode levar um de cada vez. Como deve fazer para que a raposa não coma a galinha nem esta coma o milho, que é o que acontece, se por exemplo, ele tentar levar 1º o milho ( fica a raposa e a galinha, logo a raposa come a galinha, mas também não podem ficar juntas na outra margem, enquanto ele vem buscar o milho, como é evidente)?

QUANTOS GATOS?

Uma sala tem 4 cantos.
Em cada canto está um gato.
Cada gato vê três gatos.
Quantos gatos há na sala?

sexta-feira, 15 de junho de 2012

MIDIAS NA EDUCAÇÃO


Sejam todos bem vindos!

Apresentação

A Especialização em Mídias na Educação é ofertada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) na modalidade a distância e integra o programa Mídias na Educação da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O curso visa contribuir para a formação de profissionais em educação, em especial professores da Educação Básica, capazes de produzir e estimular estratégias didáticas utilizando diferentes mídias, articulando as linguagens de comunicação com os processos de ensino e aprendizagem.

O Programa Mídias na Educação é um projeto do Governo Federal que se destaca por sua dupla importância: ao mesmo tempo em que investe na formação continuada de profissionais da educação através da modalidade a distância, caracteriza-se como um potencializador do uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação na educação formal.

Nesta perspectiva, destaca-se a importância de se trabalhar pedagogicamente os meios de comunicação, trazendo para o contexto educacional a televisão, a informática, o rádio e a mídia impressa aliados a uma proposição didática. Também considera-se uma leitura crítica sobre o que está sendo vinculado nas diferentes mídias, bem como uma interpretação das diferentes formas de organizar a informação e de se comunicar. Junto a isso, destaca-se a produção autoral de alunos e professores com as TICs, com ênfase para o uso pedagógico das mídias na educação formal.

Objetivo Geral:

Contribuir para a formação de profissionais em educação, em especial professores da Educação Básica, capazes de produzir e estimular estratégias didáticas utilizando diferentes mídias, articulando as linguagens de comunicação com os processos de ensino e aprendizagem.

Objetivos Específicos:

* Identificar aspectos teóricos e práticos referentes aos meios de comunicação no contexto das diferentes mídias e no uso integrado das linguagens de comunicação: sonora, visual, impressa, audiovisual, informática e telemática, destacando sua articulação com os processos de ensino e aprendizagem.

* Aprofundar os fundamentos teórico-práticos sobre as tecnologias da informação e da comunicação, bem como sua inserção na Educação Formal. Capacitar profissionais com formação adequada de modo a qualificar o uso das mídias na educação formal.

* Explorar o potencial dos Programas da SEED/MEC (TV Escola, Proinfo, Rádio Escola, Rived) e os desenvolvidos por IES ou Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, no Projeto Político Pedagógico da escola, sua gestão no cotidiano escolar e sua disponibilidade à comunidade.

* Elaborar propostas concretas para utilização dos acervos tecnológicos disponibilizados à escola no desenvolvimento de atividades curriculares nas diferentes áreas do conhecimento.

* Desenvolver estratégias de autoria e de formação do leitor crítico nas diferentes mídias.

* Elaborar projeto de uso integrado das mídias disponíveis.

Fonte: http://cead.ufpel.edu.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=23&Itemid=91

A matemática Em Ação